A internet é algo tão presente no cotidiano, que a maioria das pessoas só percebe isso quando fica sem essa tecnologia! Quem nunca passou um tempo de estresse porque, de uma hora para outra, a conexão falhou e ficou sem poder trabalhar, atualizar as redes sociais ou checar os e-mails?
Essa ferramenta tão necessária para manter os hábitos nos nossos dias surgiu no final da década de 60. A primeira forma com a qual a internet apareceu foi a chamada ARPANET, criada pelo Ministério da Defesa dos Estados Unidos. O objetivo era interligar os computadores para aprimorar as investigações e estratégias militares, principalmente no contexto da Guerra Fria.
Durante toda a década de 70, a internet era restrita ao setor de segurança norte-americano, portanto, não podia ser acessada por outras pessoas. A justificativa para isso seriam questões de segurança.
Da forma como nós conhecemos hoje, a internet só apareceu em 1983, quando foi separado da ARPANET um setor específico para servir aos fins militares. Assim, durante os anos 80, a rede começou a chegar aos outros setores da sociedade que ainda não a conheciam, ultrapassou as fronteiras dos Estados Unidos e ganhou o mundo! Mas, no início, ainda não existiam as páginas da internet, por isso, ela servia praticamente apenas para a troca de e-mails.
No Brasil, a internet chegou no início da década de 90, mas, a princípio, seu uso era restrito à finalidade acadêmica. Tanto que, em 1990, foi criada a Rede Nacional de Pesquisa, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
A rede só ganhou um cunho mais comercial a partir de 1994, quando esse serviço foi lançado pela empresa Embratel e testado por cinco mil pessoas previamente selecionadas. A “distribuição” da internet se tornou definitiva em solo brasileiro em 1995.
De lá pra cá, muita coisa mudou! Surgiram as páginas, sites, blogs, as empresas começaram a usar a internet para difundirem seus negócios e perceberam que essa estratégia trazia um retorno interessante. Nasceu, assim, o marketing digital.
Junto com o crescimento da internet, o cotidiano das pessoas foi se tornando cada vez mais atarefado, exigindo praticidade. Isso contribuiu para que a rede se desenvolvesse e passasse a oferecer outros serviços, como as plataformas de comunicação instantânea. Hoje, com as redes sociais, por exemplo, é possível fazer contato com gente que está em qualquer lugar do mundo, em questão de segundos.
Fazer compras sem sair de casa? Há não muito tempo, isso poderia ser apenas um sonho de quem está sempre ocupado demais para ir pessoalmente procurar os produtos dos quais necessita. Hoje, é uma realidade! Os chamados e-commerces, que são as lojas virtuais, apareceram e ganharam uma grande importância em poucos anos. São fundamentais para movimentar a economia.
A estimativa é que a internet seja usada por cerca de 3 bilhões de usuários no mundo todo, 105 milhões deles estão no Brasil, de acordo com um dado do Ibope Media.
Bom dia
Amei conteúdo.
Cumprimentos!
Boa tarde
Obrigado =D
Agradecemos o elogio.
Oi,
que artigo bonito!
Eu sei o quanto é complicado manter um blog!
Tenho escrito sobre Descomplica no http://maiseducativo.com.br/descomplica-e-bom/
Beijos!
Olá, tudo bem?
Gostei muito do seu artigo no seu blog.
Abraços!
Amanda Scite do descomplica