Quando falamos em marketing, estamos nos referindo a todas as técnicas e estratégias usadas para vender um produto ou serviço para o cliente, de maneira eficaz. Vai desde a divulgação até o estabelecimento de preços, estruturação da logística e outros detalhes importantes.
E o marketing digital?
Na era da internet, só sobrevivem as empresas que sabem usá-la como uma ferramenta favorável ao seu negócio. Sendo assim, entende-se por marketing digital as estratégias de marketing voltadas especificamente para a web.
Embora esse ambiente online pareça ser bem mais livre, para que o marketing digital funcione, ele deve seguir os princípios fundamentais do marketing convencional, como o conhecimento do mercado, análise da concorrência, identificação do público-alvo, planejamento estratégico, e precisa estar relacionado com a cultura organizacional da empresa.
Mas, por que esse tipo de marketing é tão importante? Na verdade, ele pode trazer benefícios enormes para a empresa, afinal, estima-se que o mundo todo a internet já tenha cerca de 3 bilhões de usuários, em todos os continentes e das mais variadas faixas etárias. Por isso, sempre que usar a rede, a organização tem a possibilidade de atingir um número gigantesco de pessoas. Seja qual for o público-alvo, certamente uma boa parcela dele está conectada.
E não é só isso, afinal, usar a internet como ferramenta de marketing pode ser mais barato do que os outros veículos tradicionais. Sem contar com o fato de que na rede há a possibilidade de receber um feedback dos clientes e criar uma relação mais próxima com eles para atender às suas demandas.
Outra vantagem dessa estratégia que precisa ser levada em conta são as chamadas métricas de marketing. A maior parte daquilo que se faz na internet pode ser mensurada. A empresa pode saber quantos cliques um anúncio recebeu, quantas visitas teve em seu site, qual foi a receptividade de uma determinada campanha, e outros dados. Essas informações tão tangíveis ajudam os profissionais responsáveis pelo setor de marketing a saberem o que precisam mudar e o que dá certo.
Atualmente, sabe-se a segmentação do público é uma das chaves para que a empresa tenha sucesso. Portanto, esse é outro benefício do marketing digital: a facilidade para obter informações sobre as pessoas por meio da internet ajuda a segmentar o público, seja por faixa etária, comportamento, aspectos psicográficos, demográficos ou outros parâmetros.
A internet é rápida demais, tudo lá acontece em tempo real. Utilizando-a, a empresa pode atualizar suas estratégias e campanhas constantemente, para acompanhar as mudanças do próprio público.
O marketing digital se divide em algumas áreas: marketing de conteúdo, publicidade online, marketing nas mídias sociais, e-mail marketing, marketing viral, monitoramento e pesquisa online.
E nós, da Lirix, levamos em conta todas essas considerações na hora de fazer o seu projeto de transformar em um negócio digital de sucesso. Vamos usar a internet a seu favor. Desenvolvemos os melhores sites institucionais, lojas virtuais e, também, sites personalizados.